terça-feira, 6 de novembro de 2012

Criptografia e Segurança - Conceito, Importância, Objetivos, Funcionamento e Tipos




Conceito

É a técnica capaz de transformar os dados e modificar seu significado de forma que o torne incompreensível, caso pessoas não autorizadas interceptem estes dados. Portanto , a criptografia garante a segurança de que somente o destinatário inicial receba a mensagem com o significado correto.
Importância

Já imaginou, você informar na rede mundial de computadores dados sigilosos que vão lhe comprometer de maneira que qualquer pessoa possa interceptar esses dados? Pois bem, a criptografia é importante nessas situações, onde é necessário a garantia da segurança dos dados sigilosos, pois além de garantir, a integridade das informações, ela permite identificar responsáveis, caso algum vazamento de informações ocorra posteriormente.

Objetivos

Confidencialidade: apenas o destinatário autorizado poderá ser capaz de extrair o conteúdo da mensagem criptografada.

Integridade: garante ao usuário que a informação não foi alterada intencionalmente, e nem acidentalmente.

Autenticidade: certificação, por parte do usuário de que foi realmente o remente quem o enviou a mensagem.

Funcionamento



É um processo em que o remetente e o destinatário tenham um chave criptográfica em comum, e quando forem trocar mensagens, elas serão embaralhadas por essa chave, que por sua vez também é a única forma de se conseguir desvendar a mensagem embaralhada.

Tipos

Simétrica



É o tipo que consiste na existência de uma chave comum entre o  transmissor e o receptor, para criptografar e descriptografar mensagens enviadas entre eles.

Assimétrica


Neste tipo, o usuário contém duas chaves, uma pública que serve para todos que queiram enviar mensagens a ele, e a outra é privada, com a função de descriptografar as mensagens recebidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário